Pré-operatório

Jejum pré-operatório

Por que é necessário manter a criança de jejum?

Os alimentos que engolimos, líquidos ou sólidos, não entram na traquéia (por onde o ar passa para ir da boca e nariz até os pulmões) porque dispomos de mecanismos de defesa que fecham sua entrada, fazendo com que eles se dirijam ao estômago. Durante a anestesia, estes mecanismos de defesa são perdidos e, na eventualidade de ocorrer vômito, o alimento poderá entrar nas vias respiratórias e provocar complicações pulmonares muito graves. Portanto a orientação sobre o jejum pré-operatório deve ser seguida à risca. Também deve ser informado ao médico anestesiologista o que a criança ingeriu, o tipo de alimento, e o horário que foi ingerido.

O Jejum pré-operatório é o preparo mais importante para a cirurgia.

até

2

horas antes da cirurgia

Líquidos sem resíduos – água, chá sem açúcar, suco de caixinha (maça ou maracujá) – quantidade máxima 100 mL

Atenção: O suco NÃO PODE conter bagaço ou grumos, suco natural SOMENTE de laranja peneirado, SEM GOMINHOS. Uma regra fácil é: o suco deve ser transparente. Suco contendo soja NÃO PODE ser dado em hipótese alguma.

até

4

horas antes da cirurgia

Leite materno

Atenção: Aleitamento materno exclusivo. NÃO PODE ser complementado com leite artificial, fórmula ou leite animal em hipótese alguma.

até

6

horas antes da cirurgia

Leite animal, artificial ou fórmula – Leite PURO

Atenção: O leite deve ser PURO, NÃO PODE adicionar nada ao leite. NÃO DEVE ser misturado com chocolate, café, açúcar e etc…

até

8

horas antes da cirurgia

Refeição completa

Informações importantes sobre a vacinação e a anestesia

Intervalo recomendado para realização de procedimento cirúrgico após vacinação.

Os procedimentos cirúrgicos e anestésicos têm impacto transitório sobre o sistema imunológico e podem interferir na resposta vacinal. Devido a possibilidade de redução da eficácia de vacinas aplicadas próximas à data do procedimento, deve haver um intervalo mínimo entre a aplicação das vacinas e a realização de cirurgia/anestesia. Além disso, a resposta inflamatória sistêmica que ocorre após a aplicação da vacina, dificulta a interpretação de febre e outros sintomas, podendo ser confundida com complicações pós-operatórias. Assim, se for possível (não for uma cirurgia de urgência, por exemplo), deve existir um intervalo entre a vacinação e a cirurgia.

O intervalo entre a aplicação da vacina e o procedimento anestésico/cirúrgico difere em relação ao tipo de agente imu­nizante, conforme tabela abaixo. Clique para ampliar.

Trajes para a cirurgia

Roupas com abertura frontal são as mais fáceis de serem retiradas e são as mais indicadas. Pijamas são uma ótima opção. Para calçar, prefira chinelos ou sandálias confortáveis. Todas as crianças devem ir ao banheiro fazer xixi antes da cirurgia. E os bebês devem estar com fraldas limpas. Para as meninas que gostam de fazer as unhas é importante sempre retirar o esmalte para a cirurgia. E se houver algum imprevisto e não puder comparecer no dia da cirurgia, lembrar de avisar ao médico com o máximo de antecedência possível.

Como será o dia da cirurgia?

Conheça o fluxo do Hospital Dia, unidade em que são internados os pacientes para cirurgias de pequeno porte.

A Cirurgia de Carol

Como é o dia da cirurgia!  Para os pequenos pacientes se prepararem, com será o dia deles no hospital.
Autor Dr. Luciano Silveira Onofre